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Manutenção - Honda CRF 450R/X (PARTE 1)

Aqui fica um plano de manutenção para a Honda CRF 450 R ou X :


Manutenção (parte 1)

Manutenção: (após cada saída)

1º - Lavagem: Antes de lavar: Tapar o tubo de escape e entradas de ar para a caixa de filtro de ar com panos os sacos de plástico.

NOTA: Se levarem nas maquinas de alta pressão (ex: Elefantes azuis) podem lavar com a mota quente pois essas maquinas lavam com agua quente, mas se lavarem com em casa deixem arrefecer um pouco a mota.

- Lavar a mota com água e não utilizar detergentes ou líquidos muito abrasivos (somente quando for necessário)

- Ter em atenção não mandar agua muito directa (10cm) na zona dos eixos, zona da caixa de direcção e parte eléctrica (CDI, etc.); Lavar com mais intensidade a zona das bainhas, motor, transmissão, discos e toda a zona que esteja muito suja.

- Retirar panos do buracos, secar a mota com pano seco e ligar a mota e deixar aquecer um pouco 2 minutos (máximo);

5º - Lubrificação: Lubrificar com (ex: WD40) todos os pivots (suspensão traseira, pedal do travão traseiro, pedal de mudanças), pulverizar todo o carburador, manetes (cabos) e mecanismos que mexam;

- Óleo de corrente: Como normalmente a mota fica parada durante a semana, lubrificar muito bem a corrente.

7º - Verificação: Retirar o ar em excesso da suspensão dianteira (parafuso de chave de fendas por cima da afinação da suspensão), muito importante para não danificar os retentores da suspensão;

- Verificar os raios das rodas e apertar se necessário.

- Verificar algum parafuso está desapertado ou afinação a fazer, se necessário

NOTA: Devido a vibração pelo facto de ser uma mota a 4 tempos os parafusos desapertam com regularidade.

10º - Verificar se a corrente esta solta ou não. Por vezes só senti-mos quando andamos em baixas e ouvimos muito estalos vindos da zona da corrente/pinhão de ataque. Afinar consoante o manual. Dica: A corrente deve mexer ligeiramente quando vocês estiverem em cima dela entre 1 e 2 cm, não mais.

11º - Níveis:

Verificar sempre o nível do óleo pois esta mota consome um pouco de óleo. O óleo deve estar sempre a ¾ no óculo e a verificação a faz-se: Ligara a mota, deixar aquecer 2 a 5 minutos e desligar. Esperar 2 a 3 minutos após de desligar e ver o óculo. No lado da caixa vê da mesma maneira mas retirar-se o parafuso. Se escorrer para fora e pingar esta demais, se aparecer lentamente no buraco esta no ponto, se não aparecer nada têm falta de óleo.

Este óleo normalmente não se gasta.

12º - Nível do liquido de refrigereção: Verificar cada vez que se anda. As motas a 4 tempos aquecem muito rapidamente logo gasta um pouco de liquido.

NOTA: Quando se anda de mota ao parar desligar logo a mota. Nunca deixar ao relantim.

13º - Filtro de ar: Muito importante nas CRF´s pois é a principal causa para estragar as válvulas de admissão.

14º - Limpar caixa com pano com o filtro ainda colocado, tentar limpar o máximo.

15º - Retirar o filtro e colocar um pano limpo dentro da caixa para que não entre nenhuma poeira

16º - Separar o filtro (esponja) da rede metálica, Lavar com produto próprio ou FAIR (detergente da loiça) e água morna. Passar várias águas até ficar limpo.

Não lavar com gasolina.

17º - Deixar secar o filtro ao ar.