Manutenção (parte 1)
1º - Lavagem: Antes de lavar: Tapar o tubo de escape e entradas de ar para a caixa de filtro de ar com panos os sacos de plástico.
NOTA: Se levarem nas maquinas de alta pressão (ex: Elefantes azuis) podem lavar com a mota quente pois essas maquinas lavam com agua quente, mas se lavarem com em casa deixem arrefecer um pouco a mota.
2º - Lavar a mota com água e não utilizar detergentes ou líquidos muito abrasivos (somente quando for necessário)
3º - Ter em atenção não mandar agua muito directa (10cm) na zona dos eixos, zona da caixa de direcção e parte eléctrica (CDI, etc.); Lavar com mais intensidade a zona das bainhas, motor, transmissão, discos e toda a zona que esteja muito suja.
4º - Retirar panos do buracos, secar a mota com pano seco e ligar a mota e deixar aquecer um pouco 2 minutos (máximo);
5º - Lubrificação: Lubrificar com (ex: WD40) todos os pivots (suspensão traseira, pedal do travão traseiro, pedal de mudanças), pulverizar todo o carburador, manetes (cabos) e mecanismos que mexam;
6º - Óleo de corrente: Como normalmente a mota fica parada durante a semana, lubrificar muito bem a corrente.
7º - Verificação: Retirar o ar em excesso da suspensão dianteira (parafuso de chave de fendas por cima da afinação da suspensão), muito importante para não danificar os retentores da suspensão;
8º - Verificar os raios das rodas e apertar se necessário.
9º - Verificar algum parafuso está desapertado ou afinação a fazer, se necessário
NOTA: Devido a vibração pelo facto de ser uma mota a 4 tempos os parafusos desapertam com regularidade.
10º - Verificar se a corrente esta solta ou não. Por vezes só senti-mos quando andamos em baixas e ouvimos muito estalos vindos da zona da corrente/pinhão de ataque. Afinar consoante o manual. Dica: A corrente deve mexer ligeiramente quando vocês estiverem em cima dela entre 1 e
11º - Níveis:
Verificar sempre o nível do óleo pois esta mota consome um pouco de óleo. O óleo deve estar sempre a ¾ no óculo e a verificação a faz-se: Ligara a mota, deixar aquecer
Este óleo normalmente não se gasta.
12º - Nível do liquido de refrigereção: Verificar cada vez que se anda. As motas a 4 tempos aquecem muito rapidamente logo gasta um pouco de liquido.
NOTA: Quando se anda de mota ao parar desligar logo a mota. Nunca deixar ao relantim.
13º - Filtro de ar: Muito importante nas CRF´s pois é a principal causa para estragar as válvulas de admissão.
14º - Limpar caixa com pano com o filtro ainda colocado, tentar limpar o máximo.
15º - Retirar o filtro e colocar um pano limpo dentro da caixa para que não entre nenhuma poeira
16º - Separar o filtro (esponja) da rede metálica, Lavar com produto próprio ou FAIR (detergente da loiça) e água morna. Passar várias águas até ficar limpo.
Não lavar com gasolina.