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Manutenção - Honda CRF 450R/X (PARTE 2)

(2º Parte):


18º - Colocar o filtro na rede metálica e colocar o óleo próprio para filtros. Existe em spray e liquido: spray é fácil é somente pulverizar o filtro e colocar; Liquido: 1º - colocar o liquido num saco de plástico e espalhar pelo mesmo, 2º - colocar o filtro com a esponja para baixo e esfregar o liquido dentro do saco com o filtro e mexer com os dedos a modo a ficar em todo o filtro. Desta maneira não nos sujamos muito. É a técnica do saco. Existe outras maneiras.

19º - Deixar secar durante 5 minutos até ficar pegajoso, retirar o pano dentro da entrada do filtro e colocar na mota.

NOTA: No Inverno não é necessário passar óleo do filtro (spray ou WD40) na caixa, mas no verão sim devido ao pó.

DICA: Usar 2 filtros para um estar na mota e outro estar a lavar. Assim existe a possibilidade de poder andar dois dias seguidos.

Manutenção periódica: mais rigorosa.

Revisão:

Óleo: 4 em 4 meses (ou menos ou mais dependo quanto tempo se anda)

Mudança de óleo do motor e de caixa (e filtro de óleo).

Por ideal é mudar o óleo do motor em períodos mais curtos (2 em 2 meses) e o óleo da caixa 2 em 2 vezes, tal como o filtro do óleo, ou seja exemplo na primeira revisão mudar só o óleo do motor, na segunda revisão muda-se o óleo do motor e de caixa e filtro (uma vez sim outra não)

Válvulas:

Afinar todos os anos 10 a 12 meses de intervalo.

Sintomas de mau funcionamento das válvulas: Custar a pegar a quente e o “relantim” inconstante a oscilar, com picos altos e baixos, mesmo carregando no ar quente.

A mota a quente por vezes é necessário carregar na manete pequena (ar quente) para ligar.

Piston:

Deverá ser mudado todos os anos mas depende da quantidade de horas que uma pessoa utiliza a mota mas penso que para um utilizador amador pode se mudar ano e meio em ano e meio.

NOTA: a mota perde potência mas não dá para perceber, logo não dá para perceber quando necessita de piston.

Lubrificar:

Pivots de suspensão (uma vez ao ano) e todos os mecanismos que tenham pivots.

Suspensão: Quando necessário ou ficar muito perra ou dura.

Velas: Esta mota tem velas de Iridium logo não necessita, dura uma vida. Se falhar muito poderá ser da vela mas pouco provável.

Conselho:

Comprem protecções de quadro, de cárter e radiador pois mais vale comprar uma protecção do que gastar o triplo ou o quádruplo no arranjo. Usem sempre protecções para andar de mota e não inventem a andar de mota pois podem se magoar a sério.

Aprendam com o pessoal mais experiente e perguntem como se faz e não façam por vocês, podem se dar mal.

E já agora curtam á grande.

NOTA: Estas motas têm um desgaste muito grande e são muito sensíveis, logo a manutenção tem de ser rigorosa, para que quando uma pessoa quiser andar a mota esteja operacional. Por isso não deixem a mota chegar a um ponto de não retorno.